sábado, 5 de fevereiro de 2011

PICO DO JABRE - PB

7° 15′ S 37° 23′ W O Pico do Jabre é o ponto culminante do estado da Paraíba, com 1.197 metros de altitude. Localiza-se no município de Maturéia.

A Unidade de Conservação Pico do Jabre foi oficialmente reconhecida em 19 de junho de 2002 pelo Decreto Estadual nº 23.060. O Pico do Jabre, que dá nome à unidade, tem 1.197m.
VISTA DO PICO DO JABRE NO JARDIM DO CASARÃO DO JABRE




Apesar de estar localizado em meio ao sertão semi-árido, o clima é do tipo quente e úmido com chuvas de verão-outono. A temperatura média anual em torno de 21ºC, e o período de inverno que vai de janeiro a maio, com uma precipitação média em torno de 800 a 1.000 mm.
O seu pico é procurado por turistas inclusive do exterior, sendo o terceiro ponto culminante do Nordeste e o mais alto ponto do Nordeste Oriental e Setentrional, só perdendo portanto pra dois picos da Bahia Central, cuja altitude é típica das Chapadas do planalto Central Brasileiro e portanto bem maior que a da Serra da Borborema, mesmo que se espalhe menos e se concentre mais em uma zona menor. Durante as frentes frias no inverno que chegam do pólo sul e atravessam a América do Sul planaltica, chega a fazer 6°C positivos com sensações termicas abaixo de zero quando há ventos.

O parque localiza-se no município de Maturéia, Paraíba.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário