domingo, 4 de março de 2012

Pedal ao projeto Peixe Boi e as Ruinas da Igreja Bom Sucesso


Neste pedal vamos mostrar a importância de proteger o Peixe Boi e cuidar das Ruínas na Igreja de Bom Sucesso. Pegamos a balsa das seis horas e lá chegando tivemos o prazer de rever amigos ciclista com o nosso mesmo ideal ''pedalar estresse zero'' curtir belas paisagens e respirar um ar puro com o respeito a natureza flora e fauna.    
 
                  

Distância de viagem    39.93 km      Ganho de altitude 263 m    Calorias queimadas           2644 Kcal
 O peixe-boi é uma espécie em extinção. De acordo com o Instituto Chico Mendes, o animal aparece no Livro Vermelho da Fauna Brasileira como "criticamente ameaçado", grau mais alto de risco. Estima-se que existam hoje apenas 500 animais vivendo no litoral entre Alagoas e Amapá. Os peixes-bois são animais dóceis e carismáticos. Por isso, são alvos fáceis de predadores de todos os tipos. Têm hábitos solitários e raramente são vistos em grupo fora da época de acasalamento.











































     


Peixe Boi
Ao nascer, têm cerca de um metro e pesam em torno de 40 quilos. Quando adultos, podem medir até quatro metros e pesar em torno de 500 quilos. Durante os primeiros dois anos de vida, vivem com suas mães e se alimentam de leite. Depois do desmame, passam a se alimentar de algas, aguapés, capins aquáticos entre outras vegetações aquáticas. São uns comilões. Podem consumir até 10% de seu peso em plantas por dia, alimentando-se até oito horas sem parar.
 

 Areá de cativeiro


 Baleia

Peixe Boi detalhe da mão
Golfinho



Cativeiro do Peixe Boi
 
Igreja de Bom Sucesso
 
Sua construção, de iniciativa do Senhor Bernardo Pereira, data de 1789, conforme indicava inscrição existente no alto da portada principal, sendo os padres da Ordem Carmelita seus construtores. Destaca-se pelo seu estilo barroco tardio ou tropical edificado em alvenaria de pedra calcária e de arenito, como a Igreja da Guia, situada também em Lucena e obra atribuída à Ordem dos Carmelitas. Apresenta  características típicas do segundo momento da arquitetura religiosa rural do Brasil no Século XVIII, revelando um momento de transição entre o tipo mais antigo e singelo de capela formada por nave e capela-mor e o partido e em “T” surgido com a justa posição da sacristia e consistório a capela - mor. Barroco Tardio, Barroco Tropical é a classificação utilizada para esse momento da arquitetura brasileira, embora que de região para região, de ordem para ordem religiosa, as mudanças de sítios induzissem a novas adaptações, por vezes novas linguagens (CECI, 2007). O que ainda sustenta boa parte da estrutura física da igreja é uma árvore que tem como nome gameleira, fixada logo na entrada.
 
 
 
 
 
 
 
 Turma que apoiá a preservação das ruína e bom lembrar chegamos depois desta turma e não achamos nem 
uma garrafa, embalagem de gel, embalem de barra de cereal...
todo que consumimos nas trilhas trazemos nos bolso da camiseta.


 Vamos evitar  isso se alguem da sua turma tentar escrever, que escreva em um comentário na foto



 Falésias da Praia de Campina- Litoral Norte





 Rio Miriri


Texto sobre o projeto peixe Boi e as Ruínas: Aristacho Dias
Fotos: Aristacho Dias
Pedal: Emmanoel Dantas (emano)
Fabio Medeiros (Fabio Indio)
Aristacho
Andre (Boi Turino)
 
IBAMA PARAÍBA

Av. Dom Pedro II, 3284 - Torre
58040-915 João Pessoa - PB
Tel: (83) 3244-3464 
Agora ficou ainda mais fácil dialogar com o IBAMA. ... podem ser feitas através da Linha Verde 0800-61-8080, a ligação é gratuita de qualquer ponto do país.

3 comentários:

  1. Projeto Peixe Boi Marinho! Grande importância a esse projeto, pela fauna e tb a flora. Vamos preserva e abraçar esse projeto. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessantes as localidades, o projeto e as fotos. Parabéns, precisamos salvar o que nosso pequeno, mas rico, estado tem de bom. Lívia

    ResponderExcluir
  3. P.S.: seria muito interesssante se as fotos pudessem ter legendas, para que possamos saber onde cada uma foi (suponho que essa dos prédios foi em Lucena, ou Santa Rita. Adorei estar aqui! Lívia Navarra

    ResponderExcluir