quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Pedal das Mulheres

Aqui, na Paraíba, podemos afirmar que somos privilegiados com a riqueza das trilhas que embelezam os passeios e competições que envolvem os amantes desse esporte que já se consolidou definitivamente entre nós.
Entre a capital João Pessoa/PB e a charmosa praia da Pipa, esportistas de todo o país aventuram-se nas trilhas encontradas no caminho. Ora preciosos trechos de Mata Atlântica encantam os aventureiros e transeuntes, ora esse encanto vem das praias paradisíacas existentes no percurso, com o céu sempre azul, tornando o “pedal da Pipa” um roteiro obrigatório aos amantes do pedal.
Essa famosa trilha atinge 120 km, por onde os participantes pedalam por trilhas fechadas, estradas de barro, com trechos de areia, asfalto, lugarejos com belos visuais.
Durante o percurso, onde pode-se desfrutar do banho de água doce e cristalina, bem pertinho do mar. Quem se aventura nesse famoso pedal ainda desfruta da travessia de rios (Mamanguape,Cunhau e Símbauma) Se o aventureiro insistir, pode até ouvir estória de pescador durante esse lindo trajeto.
A trilha ainda oferece ao aventureiro passar por entre a reserva indígena Potiguara, na praia de Baía da Traição, que resiste ao tempo e a intervenção do homem, sem falar que no caminho oferece passagem por vilas de pescadores onde “os locais” assistem admirados aos atletas passarem “voando” pelas trilhas, tudo isso aos olhos estatelados das crianças que se encantam com a novidade.
Não há como não se emocionar durante o caminho. A chegada talvez seja o ponto alto que atinge o emocional de todos. E não poderia ser diferente, pois as últimas pedaladas têm como cartão de visitas o Chapadão da praia da Pipa, onde a parada pra fotos e comemorações torna-se inevitável.
À noite os participantes reúnem-se em local previamente definido, onde é oferecido um jantar a todos que se lançam nessa aventura, que tem apaixonado cada vez mais os amantes do pedal.
Esses atrativos fizeram do pedal entre João Pessoa e Pipa o alvo preferido dos que buscam aventuras sobre duas rodas (os amantes das caminhadas também se aventuram por lá). Durante todo o ano, vários pedais são realizados por inúmeros grupos. Dentre eles, destaca-se o “Pedal das Mulheres”.
O Pedal das Mulheres 2011 encontra-se na sua 6ª versão, tendo como idealizadoras e precursoras desse pedal Emmanuele Gurgel com formação em Educação Física e Viviane Rocha, Guia turística regional. Elas decidiram realizar esse “pedal feminino” porque os homens, normalmente, sempre as deixavam de fora dos pedais mais longos.
Segundo elas, isso acontece porque as mulheres pedalam um pouco devagar. Dá pra entender o porquê. Elas explicam que gostam de parar pra passar protetor solar, fazer um cochichinho, colocar batom e outras manias femininas. Então, a intenção foi quebrar esse paradigma e fazer um pedal somente com mulheres.
Elas ainda conferiram um caráter social a esse famoso pedal, porque as participantes, no ato da inscrição, doam materiais de higiene pessoal à Casa da Misericórdia (trata-se de uma instituição sem fins lucrativos que cuida de idosos desamparados). O “Pedal das Mulheres” acontece no mês de março, em comemoração ao dia Internacional das Mulheres (esse ano o pedal acontecerá, antecipadamente, no dia 12 de Fevereiro), pois o dia 8 de março cairá no dia do carnaval.
Para este ano, espera-se 40 inscrições. Pode até ser considerado um número pequeno, mas, tratando-se de 120 km, sob o sol forte do nordeste, não são todas que conseguem pedalar essa distancia. Em razão disso, as inscrições são restritas a aquelas que tenham um bom condicionamento físico, pois essa aventura exige do participante um pedal entre 6 a 7 horas.
A organização do pedal disponibiliza aos participantes um carro de apoio (guiado por uma mulher, é claro!), com parada durante o percurso para oferecer alimentação adequada. Caso haja necessidade de desatolar o carro, um conserto da bike ou um conserto de pneu, a mulherada está sempre pronta pra resolver tudo.
O pedal tem início às 6 horas da manhã, com a travessia em balsa na Praia de Cabedelo/PB. Durante o caminho, o carro de apoio com água, energético, sanduíches, coca-cola e salada de fruta, acompanha todos, com parada em locais estrategicamente escolhidos. Esse veículo também é utilizado por participantes que não conseguirem fazer o percurso todo.
As organizadoras Viviane Rocha e Emmanuele Gurgel dão apoio de carro e também pedalam no percurso, não só porque conhecem bem as trilhas, mas também transmitem confiança com presença sempre positiva. O pedal é sempre um motivo de festa, uma grande confraternização.





Nenhum comentário:

Postar um comentário